Vazamento na laje

Vazamento Na Laje – O Que Fazer?

Não há nada pior do que um vazamento na laje, não é mesmo? Eis que você está andando tranquilamente em sua casa quando de repente cai um pingo exatamente na sua testa… Não há como não se enfurecer!

Mas calma, há sempre uma maneira de resolvermos tudo! Pois é exatamente isto que iremos te mostrar aqui, como você poderá lidar com o vazamento na sua laje da melhor maneira possível!

Então, se você quer saber a melhor maneira de lidar com um vazamento na laje, é só continuar a leitura!

Identificando o vazamento na laje

Nem sempre será tão simples como uma gota direto na testa, mas ainda assim há meios de descobrir se há ou não um vazamento em sua laje.

Uma infiltração, principalmente em uma laje de concreto, é algo que acontece com bastante frequência. A primeira coisa a se atentar é com o surgimento de bolhas que surgem na pintura da superfície, manchas pretas e em situações mais extremas é possível identificar mofo e tinta descascando. Agora, se a infiltração for causada por uma rachadura, aí sim é possível ver uma goteira.

Conseguiu identificar algum destes sintomas na sua laje? Então provavelmente há um problema nela! Mas nós ainda precisamos saber qual é este problema, sendo que os mais comuns são:

  • A falta de impermeabilização em sua laje;
  • Rachaduras que podem ter sido provocadas ou pelo tempo ou pela cura ruim da laje;
  • Intempéries e a falta de uma manutenção na impermeabilização.

Como identificar qual destes é o caso de sua laje? O melhor mesmo seria procurar a opinião de um profissional qualificado, ou então de uma empresa que seja especialista neste assunto, somente eles poderão avaliar sua laje e dar o diagnostico real.

Evitando as infiltrações

A melhor maneira de evitar o vazamento em uma laje é a preventiva!

Ou seja, é sempre melhor se atentar para as infiltrações no momento em que sua laje estiver sendo construída. E como você pode fazer isto? Simples, basta que você impermeabilize sua laje! Clique no link e veja nosso tutorial lhe ensinando a como fazer isto.

Entretanto, ainda há um segredinho milenar que você pode fazer uso. Você poderá criar um impermeabilizante você mesmo, com a ajuda de cimento, água e cola de construção você poderá livrar sua laje de infiltrações por um longo tempo.

Mas um aviso, você deverá utilizar este procedimento somente com sua lajem recém-batida e antes que ela esteja curada. E para fazer é bastante simples: Para cada saco de cimento você irá misturar um litro de cola para madeira (ou então para construção) e também 20 litros de água. Após isto, e com a ajuda de uma vassoura, espalhe bem a mistura por toda sua laje e deixe curar.

Como lidar com o vazamento na laje

Certo, vamos então abordar o ponto máximo deste artigo: como lidar com o vazamento na laje. Antes de mais nada é importante dizermos que, dependendo de para que você perguntar, a resposta será variada. Haverá até mesmo profissionais que irão lhe garantir que a única maneira possível é construindo um telhado por cima da laje, mas não é bem assim…

Abaixo iremos lhe apresentar mais de uma maneira diferente para lidar com o vazamento de sua laje, caberá a você, juntamente com um engenheiro especializado, escolher qual a melhor.

Infiltrações causadas por rachaduras

Um vazamento na laje por rachadura? Teoricamente é só fechar a rachadura e pronto, mas você sabe dizer qual a maneira correta de fechar esta rachadura?

E se você só colocar um piso sobre a rachadura e pronto? Não é bem assim… Se você apenas fizer isso, o máximo que irá conseguir será retardar a infiltração, porém ela ainda assim irá ocorrer.

O ideal mesmo é tapar tapar esta trinca com produtos específicos para esta função, como o “Pedra Batida” por exemplo, que promete te ajudar justamente com isto. E claro, se quiser dar uma conferida em um vídeo do canal “O pulo do gato na construção”, então é só dar o play abaixo para resolver de uma vez por todas este tipo de probema:

Problemas mais graves com vazamentos

Mas agora, se o problema chegou a um nível considerado crítico, onde os vazamentos estão por toda a laje e não apenas em uma ou outra rachadura, o método acima não irá lhe ajudar tanto assim.

A ideia aqui é evoluirmos em qual produto será utilizado, e uma boa opção é irmos diretamente para o Rebotec. Claro, existem outros produtos com esta mesma proposta que você poderá optar por utilizar mas, independente de qual escolher, o recapeamento de sua laje será necessária. Para entender bem como é este processo de recapeamento, sugerimos novamente que você dê uma leitura em nosso artigo sobre como impermeabilizar sua laje!

Mas claro, antes de quaisquer decisões, o melhor a se fazer é entrar em contato com um engenheiro para um opinião especializada.

Resolvendo o vazamento na laje com poliuretano

Uma outra maneira que você poderá recorrer para lidar com o vazamento na laje é se utilizando de um sistema de aplicação de vedação com poliuretano. Por se tratar de um material resistente, e cuja composição apresenta diversos itens abrasivos e protetor da ação de raios ultravioletas, este material é bastante indicado, e também utilizado, para este tipo de aplicação.

Este material é bastante empregado para vedação de lajes pois permite uma alta flexibilidade, possibilitando uma boa absorção de movimentos estruturais e térmicos, ou seja, você poderá utilizá-lo tanto como mante térmica ou então no formato de spray.

Conclusão

Agora você já sabe né, da próxima vez que tiver andando distraído e uma gota atingir o topo de sua cabeça, já sabe o que fazer para lidar com o vazamento na laje. Melhor ainda, não espere até isso ocorrer, confira o quanto antes o estado da sua laje para começar a agir. Ah, e não se esqueça também da importância de contar com um profissional qualificado, somente ele poderá lhe fornecer uma opinião especializada sobre a real gravidade de sua laje e o método que irão seguir para o tratamento.

Dúvidas? Basta perguntar! E caso tenha gostado e aprendido algo com este artigo, não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem podemos acabar ajudando com este simples ato!