Manta Asfáltica

Vantagens e Desvantagens da Manta Asfáltica

Neste nosso artigo nós iremos abordar todas as vantagens e desvantagens da manta asfáltica. Assim você poderá colocar ambas numa balança e analisar se é ou não válido para você utilizar a manta asfáltica em sua obra.

Entretanto, é sempre bom frisarmos que por mais que descrevamos todas as vantagens e desvantagens da manta asfáltica, cada obra deve ser analisada separadamente. Algo que seria desvantagem da manta asfáltica em determinada situação pode acabar se apresentando uma vantagem na sua obra em específico, e vice-versa.

Então como você pode saber quando utilizá-la? Simples, correndo atrás de um engenheiro para conseguir uma opinião especializada!

Mas, antes que você corra atrás de um engenheiro, vamos para as vantagens e desvantagens da manta asfáltica.

Primeiramente, o que é a manta asfáltica?

Antes de passarmos para as vantagens e desvantagens da manta asfáltica, vamos te ajudar a entender o que realmente ela é.

A manta asfáltica nada mais é do que um revestimento, utilizada como opção de impermeabilização para sua laje, uma das melhores opções para isto. E sim, a impermeabilização é uma prática extremamente importante e necessária, e mesmo que você decida utilizar algum outro tipo de impermeabilização que não a manta asfáltica, ainda assim é necessário impermeabilizar sua laje.

A manta asfáltica possui um total de cinco camadas. Sua primeira camada é um filme de polietileno, caracterizando sua face externa. Após isto vem a sua camada de asfalto modificado, camada esta perfeita para a impermeabilização de espaços. Em seu centro há um material estruturante, que geralmente se trata de um filme de poliéster ou polietileno. Após isto sua quarta camada é de asfalto modificado. E finalmente sua última camada, seu acabamento, pode ser feita de alumínio, polietileno ou algum outro material.

A NBR 9952 – Manta asfáltica para impermeabilização é responsável por regular a utilização da manta asfáltica no Brasil. Através dela é possível encontrar orientações de segurança, bem como para a aplicação da manta sobre telhados e lajes.

Caso queira aprender o passo a passo para a instalação da manta asfáltica, não deixe de conferir nosso artigo sobre Como Impermeabilizar Sua Laje.

Vantagens e Desvantagens da Manta Asfáltica

Certo, agora que você já entende o conceito de manta asfáltica, vamos abordar suas vantagens e desvantagens, para que assim você consiga pesar ambos e ver se sua utilização é ou não vantajosa para você. Mas reforçamos o fato de que, caso você não decida por utilizar a manta asfáltica, mesmo assim providencie algum tipo de impermeabilização para sua laje!

Vantagens da Manta Asfáltica

Antes de falarmos das vantagens, é bom lembrarmos que seu uso é aconselhável para estruturas que estão sujeitas a fissuras e a movimentações.

Com isto dito, podemos dizer que a manta asfáltica é ótima para períodos chuvosos, os quais acabam danificando a maioria das lajes e telhados, gerando vazamentos, mofo, infiltrações, umidade, etc. Todos estes problemas causam dano não apenas a construção, mas também a saúde dos moradores locais. Ou seja, se utilizando da manta asfáltica você poderá inundar sua laje que não sofrerá consequências por isto.

Outro ponto positivo da manta asfáltica se dá pela sua flexibilidade, além de sua alta resistência a fissurações. Ou seja, no caso de variações térmicas bruscas você não precisará se preocupar, pois a manta asfáltica irá resistir muito bem, sem o surgimento de rachaduras ou a perda de sua capacidade.

E claro, caso sua instalação seja bem feita, sua manta poderá durar por até 20 anos!

Desvantagens da Manta Asfáltica

Nem tudo é um mar de rosas, e as desvantagens apresentadas pela manta asfáltica podem chegar a desanimar qualquer um…

A começar pelo seu período de vida. Acima dizemos que ela pode durar até 20 anos (informação esta disponibilizada pelos fabricantes), mas na verdade não é bem assim. Na verdade a sua vida útil de estanqueidade varia de 5 a 10 anos, devido ao fato de que, com o passar do tempo a manta se torna quebradiça e vai perdendo sua flexibilidade, podendo até mesmo começar a apresentar vazamentos e infiltrações.

E o que você pode fazer neste cenário? A troca completa de toda a manta asfáltica! A troca completa é necessária pois é praticamente impossível identificar o ponto exato do problema. Ou seja, este é um gasto que você já deverá contar quando optar pela utilização da manta asfáltica.

E ainda falando em gastos, o custo com a manta asfáltica costuma ser mais elevado do que ao se utilizar algum outro tipo de sistema. Claro, aqui não estamos falando apenas do custo do material (o qual é relativamente barato), mas sim o custo acoplado da contratação de mão de obra especializada, a qual você precisará. Adicione também aqui o custo relativo a troca do sistema após o tempo determinado acima.

E, já que tocamos no assunto de mão de obra especializada, este é outro fator que se apresenta como uma desvantagem do sistema. Se tratando da manta asfáltica, cujo processo de aplicação é relativamente complexo e caso ocorra falhas deve ser recomeçado do zero, a contratação de mão de obra especializada é necessária. Caso decida fazer você mesmo, poderá acabar gastando mais ainda ao menor índice de falhas.

Qual o valor da manta asfáltica?

Nós citamos acima que seu valor é relativamente barato, e claro que não poderíamos terminar este artigo sem dizermos qual é este valor.

É claro que o seu custo varia de acordo com o tipo de manta pretendida, a região que você se encontra e onde você irá comprá-la. Entretanto, mesmo assim podemos definir um valor médio para a manta. Um rolo de manta com 10 m² e com 3 mm de espessura tem um valor aproximadamente de R$ 180,00. E como saber quanto de manta você precisa comprar? Estima-se uma média de 1,15 m² de manta asfáltica para cada m² de sua superfície. Mas claro, este é apenas um cálculo aproximado, sendo que o melhor aqui é consultar um profissional qualificado para avaliar a quantidade exata necessária.

Conclusão

Agora você já tem uma boa noção de quais são as vantagens e desvantagens da manta asfáltica, não é mesmo? Se ela é ou não a mais indicada para você vai depender inteiramente de sua construção. Pese os prós e contras e faça sua decisão, mas claro, o melhor aqui é que esta decisão seja tomada com o auxílio de um engenheiro ou arquiteto qualificados, tendo em vista que a impermeabilização de uma obra deve ser definida o quanto antes.

Dúvidas? Basta perguntar, estaremos prontos para lhe responder! E caso tenha gostado e aprendido algo novo com este artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, espalhar conhecimento é sempre algo bom de se fazer, e nunca se sabe quem poderá estar precisando!