Piso Industrial em São José dos Campos

O município de São José dos Campos está situado na Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista, sendo a sede da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Com uma distância de 94 quilômetros da capital do Estado, São Paulo, ela também é a sétima cidade mais populosa do estado e vigésima sétima do Brasil, das cidades do interior ela só fica atrás de Campinas.

A cidade faz parte da megalópole que compreende a região metropolitana de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Baixada Santista, sendo conhecido como Complexo Metropolitano Expandido, contando com 30 milhões de habitantes, o que representa 75% da população do estado.

Fundada em 1767 a cidade apresentava uma forte cultura cafeeira, sendo que a indústria passou a ser importante na metade do século XX. Entre as empresas que se encontram em na cidade podemos citar a Panasonic, Johnson & Johnson, Ericsson, Philips, General Motors, Monsanto, Embraer e Petrobras, além de muitas outras.

Essas empresas apresentam um excelente suporte de profissionais que apresentam origem nos principais centros de ensino e pesquisa do Brasil. Na cidade está localizada o Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Aéreos, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Instituto de Estudos Avançados, o Instituto de Aeronáutica e Espaço, a Universidade Estadual Paulista, Instituto Tecnológico da Aeronáutica, Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo, Universidade do Vale do Paraíba, Instituto de Pesquisa & Desenvolvimento e a Universidade Federal de São Paulo.

A cidade é um dos principais tecnopolos do Brasil, sendo importante local de material bélico e metalúrgico e contando com o maior complexo aeroespacial da América Latina.

A cidade conta com um setor secundário bastante desenvolvido e relevante para a economia do município. Contando com aproximadamente 720 indústrias, o município é considerado o segundo no volume de produtos industrializados exportados, atrás apenas de São Paulo, sendo que o principal mercado exportador é Argentina, Estados Unidos, Alemanha e China.

E como o piso industrial pode ajudar a aumentar a produção das indústrias?

Temos que entender que nos dias de hoje o investimento no piso industrial está deixando de ser apenas o local onde se projeta o resto da empresa, mas sim um local ativo, que ao apresentar problemas poderá comprometer toda a estrutura industrial e sua produção.

Portanto, é necessário passar a enxergar a pavimentação industrial muito mais do que um mero revestimento e sim um equipamento dentro de uma fábrica, galpão ou outro estabelecimento, sobre o qual estará acomodada toda a produção, independente da finalidade, podendo ser uma indústria, centro de distribuição, supermercado, estacionamento ou um depósito.

Agentes que devem apresentar a responsabilidade sobre um piso industrial de qualidade

Um piso industrial de qualidade é responsabilidade de três pilares principais, os quais iremos nomeá-los como agentes de uma pavimentação industrial de qualidade. São eles:

1)      Projetista: encarregado em elaborar o projeto, especificar o tipo de piso, como será disposto o concreto, quais materiais que devem ser usados e fazer a determinação dos índices de nivelamento e planicidade.

2)      Empresa: responsável pela execução do projeto, posicionamento do material, lançamento do concreto, deverá cuidar do acabamento, acertar e cortar as juntas e preenchê-las da melhor forma e mantendo a qualidade.

3)      Construtora: responsável pela contratação do projeto e do serviço, realização da compactação e compra dos materiais necessários para que o projeto seja executado.

É importante destacar que o chaveamento entre esses três agentes e a concordância entre os mesmos é o que assegurará o sucesso do pavimento, se houver discordância entre as partes o piso industrial poderá apresentar sérios problemas.

Encargos de um projetista de piso industrial

O projetista é quem irá determinar quais são as características que o piso industrial deve ter, além de informar como o trabalho deverá correr e passar essas informações tanto para a empresa que será executora do projeto, quanto para a construtora que buscará os materiais viáveis ao mesmo.

Primeiramente ele deverá fazer o levantamento dos dados sobre o cliente, além de se informar sobre a finalidade do pavimento, depois disso deverá sondar e analisar alguns ensaios testes que serão feitos para avaliar como ocorrerá o projeto, além disso ele deverá fazer uma análise minuciosa sobre a condição do solo, antes que o projeto possa ser iniciado.

Se o projetista concluir que o solo está em perfeitas condições e em bom estado, ele passará para a etapa seguinte, caso contrário deverá tomar o cuidado de recomendar futuras melhorias para o solo, podendo utilizar o processo de estaqueamento ou qualquer outro que possa a ser aplicado com a mesma finalidade.

Finalizado o processo de melhorias do solo, o projetista irá avaliar qual o melhor material para o concreto e avaliará a sua qualidade, passando por quanto de carga ele deverá suportar e qual será o pé-direito do galpão, e baseado nos dados obtidos, ele poderá dimensionar qual será o pavimento com o melhor custo-benefício para o cliente.

O Piso industrial e sua empresa

Como foi comentado o projetista irá trabalhar para que a parte estrutural do seu piso seja feito de forma correta e de qualidade, buscando os melhores materiais e o melhor projeto para o seu estabelecimento.

Desse passo em diante, confiar em uma empresa séria é o ideal para o seu negócio, como a pavimentação industrial passou a ser importante e levada cada vez mais a sério de uns vinte anos para cá, ainda existem muitas empresas amadoras que não estão dispostas a manter o controle de qualidade alto o suficiente para que você não tenha dor de cabeça no futuro.

Dessa forma escolher uma boa empresa é a garantia de uma execução de alto nível e que você não terá problemas como rachaduras ou infiltrações que podem parar toda a sua produção, o que acarretará em perda de lucros para a sua empresa.

Portanto está mais do que na hora de entender que o piso industrial é realmente um ponto de investimento, podendo ser considerado como equipamento tão importante como qualquer outro dentro de seu empreendimento.