proteção mecânica manta asfáltica

Proteção Mecânica Manta Asfáltica

Neste artigo nós iremos abordar a relação da proteção mecânica com a manta asfáltica.

A proteção mecânica e a manta asfáltica são dois elementos que costumam andar de mãos dadas nas obras em geral. Nós já falamos aqui mesmo no Master Plate sobre a manta asfáltica, ou seja, nós não iremos nos aprofundar aqui na manta asfáltica, mas sim em sua relação com a proteção mecânica.

Com isto dito, vamos então focar no que é a proteção mecânica, e como ela se relaciona com a manta asfáltica.

E então, vamos começar?

A proteção mecânica e a manta asfáltica

Antes de mais nada, você sabe dizer o que é a proteção mecânica? É ela a responsável por garantir a durabilidade e a proteção do sistema impermeabilizante que você for utilizar, que no caso deste artigo se trata da manta asfáltica.

Esta proteção se compõem de argamassa de cimento e areia, emulsão adesiva, e caso o projeto exija, ela deverá ser estruturada com uma tela.

Para fugir um pouco das lajes, que é nosso tema mais recorrente por aqui no site, vamos focar nas piscinas. Caso você deseje realizar a impermeabilização de uma piscina com a manta asfáltica, é extremamente recomendado o uso da proteção mecânica estruturada com tela, e de preferência uma tela plástica, uma vez que os materiais ficarão submersos na água tratada, seja ela aquecida ou não. Ou seja, ela terá a finalidade de suportar o peso da proteção mecânica, evitando assim que ocorram tensões, que poderiam causar o desprendimento da proteção mecânica do substrato.

E claro, uma vez que nós já começamos falando sobre piscinas, é bom salientarmos que trata-se de um trabalho relativamente simples. Você poderá realizá-lo seguindo estes passos:

  • Verifique se há a necessidade de utilizar juntas de movimentação;
  • Efetue o chapisco;
  • Coloque a tela plástica;
  • Deixe uma folga de ao menos 70 cm em direção ao deck para a ancoragem;
  • Cubra a tela com argamassa, a espessura deve estar por volta de 3 cm;
  • Aplique o material de revestimento.

Um exemplo de aplicação de ambos

Talvez ainda tenha ficado um pouco difícil para entender o papel de ambos em conjunto da proteção mecânica e da manta asfáltica. Então, nada melhor do que te ajudarmos com um exemplo prático, não é mesmo? Acompanhe:

Vamos supor que você impermeabilize sua laje com a manta asfáltica. Após esta impermeabilização (a qual nós já explicamos o passo a passo aqui mesmo no site e você poderá acessar apenas clicando aqui), e da posterior realização do teste de estanqueidade, é chegado o momento de executar uma camada de proteção mecânica. Execute esta camada com uma argamassa de traço 1:3 ou então 1:4 (traço – cimento:areia) e a aplique sobre a camada de impermeabilização, esta terá a função de protegê-la contra eventuais danos mecânicos. Ela também é utilizada como proteção contra raios ultravioletas, que podem causar danos a sua manta asfáltica, tornando-a menos resistente e menso elástica.

Ou seja, nós já falamos antes sobre as desvantagens da manta asfáltica, e se você tiver lido nosso artigo estará ciente sobre quais são. A utilização da proteção mecânica juntamente a manta asfáltica poderá lhe ajudar a mitigar um pouco destas desvantagens.

Você ainda terá a opção de executar a proteção mecânica sobre um isolamento termo-acústico, seguindo as seguintes etapas:

  • Disposição das placas de isopor sobre toda a extensão da manta asfáltica
  • Cobertura de toda a camada de isopor por uma manta geotextil (bidim)
  • Distribua a argamassa de contrapiso sobre toda a manta geotextil. Esta manta terá a função de facilitar reparos futuros na camada de proteção mecânica, sem com isso afetar todos os demais elementos deste sistema (isolamento e impermeabilização)
  • Distribua e nivele a argamassa com o auxílio de um rodo de madeira
  • Lembrando que você também poderá se utilizar de argamassa industrializada, a qual chegará até sua obra em um caminhão betoneira, e será bombeada até o local de aplicação

Mas claro, muitas vezes apenas a leitura não é suficiente para um bom entendimento do tema. Mas fique tranquilo, nós já temos isto em mente. Ou seja, abaixo você poderá conferir um vídeo sobre a proteção mecânica da manta asfáltica sendo aplicada em uma construção, é só dar o play:

Conclusão

Então agora você já tem uma boa noção da importância da proteção mecânica ser utilizada juntamente com a manta asfáltica, não é mesmo? Mas claro, apenas este conhecimento não te exime da responsabilidade de contratar apenas profissionais devidamente capacitados, muito pelo contrário. Uma vez que você tenha plena noção da importância, então mais do que nunca sabe da importância de ambas serem executadas de maneira correta.

E então, dúvidas? Pois basta perguntar! E se tiver aprendido algo depois de ler este nosso artigo, então não deixe de compartilhá-lo com seus contatos, nunca se sabe quem você pode acabar ajudando neste processo!