Piso Industrial em Mogi das Cruzes

Mogi das Cruzes pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Estado de São Paulo. Fundada em 1560 por exploradores portugueses, ela tem uma importância estratégica por ser um ponto de parada que liga São Paulo ao Rio de Janeiro.

Localizada a 70 quilômetros da capital do Estado, Mogi das Cruzes é o município mais populoso da região do Alto Tietê.

Se apresentando com uma economia diversificada, a cidade é conhecida como um polo produtor de hortaliças, legumes, caqui, orquídeas e nêspera. A cidade convive com uma expansão industrial bem evidente, principalmente catapultada pela chegada da General Motors, Júlio Simões Logísticas, a Valtra, a Imerys do Brasil, a Kimberly Clark e a Gerdau. Mais de 20 mil pessoas são empregadas por esse setor. Muito desse crescimento se deve aos incentivos fiscais da prefeitura, o que visa um incremento do produto interno bruto da cidade.

Piso industrial colaborando para o crescimento industrial

A engenharia que está por trás do desenvolvimento do piso industrial, também chamada de piso de alta resistência, é uma ciência que visa aprimorar a capacidade que um determinado material pode apresentar para absorver as cargas e o tráfego que passa pelo piso.

Pensando de outra forma, isso significa o melhor arranjo da infraestrutura para que o piso resista aos problemas e intempéries sem sofrer danos. O piso industrial é composto pelo terreno da fundação, sub-base, placa de concreto, as juntas, o revestimento e o tratamento superficial.

Ao tratarmos desse mercado, podemos notar que apesar de uma evolução de poucos anos, já é um mercado em expansão, onde cada vez mais os empresários estão notando a importância de um piso de qualidade o que garantirá um incremento na produção.
Porém a indústria de piso industrial no Brasil ainda acontece muito na informalidade, o que pode significar que nem sempre um piso de qualidade será entregue para o consumidor final, no caso o empresário.

Em todo caso, essa mentalidade está mudando, muito devido a introdução de políticas setoriais, as quais estão fundamentadas no aumento da eficiência, capacidade de inovação, busca por novos materiais e busca por novos tipos de projetos. Essas novas perspectivas “forçou” com que a indústria de pisos industrial se readaptasse à nova realidade, buscando novas tecnologias, novos sistemas e novos projetos, os quais devem estar de acordo com a nova demanda mercadológica.

Já é um fato observado que as empresas de piso industrial que mais investem em tecnologia para suprir essa nova demanda estão localizadas no eixo sul-sudeste do Brasil, o que evidencia que o cenário brasileiro de pavimentação industrial ainda precisa crescer muito mais, de modo que o país todo apresente os critérios profissionais, que englobam a qualidade de pavimentação como uma unidade.

Outras cidades

Piso industrial e o contexto econômico

Todo o projeto de pavimentação industrial deve ser pensado e repensado de modo que os aspectos econômicos sejam colocados em primeiro plano. Os investimentos precisam estar associados a diversos fatores, como por exemplo manutenção e reparo dos pisos, quais os equipamentos que transitam, se existe o risco de abrasão por produtos químicos, se existe algum local que receberá maior esforço, enfim todos os fatores precisam ser considerados.

A construção da pavimentação precisa que todos os envolvidos estejam falando a mesma língua, a comunicação entre o proprietário, o engenheiro, o empreiteiro e arquiteto precisam ser claras, somente assim a qualidade exigida será atingida dentro do empreendimento.

Algumas perguntas podem ajudar a atingir uma pavimentação de qualidade:

1) Qual será a utilidade do piso?

2) Existem cargas que podem abalar a estrutura do piso? Qual o tamanho e qual o tipo?

3) Como será a estética do piso, para que dessa forma se evitem possíveis problemas?

4) Quais os outros efeitos que o piso poderá sofrer?

Essas são algumas ideias que podem ser desenvolvidas dentro do projeto para que ele seja feito da melhor forma possível.

Depois que as respostas estão claras vem o entendimento da importância
Quando respondemos essas perguntas simples é que nos deparamos com a importância de um piso industrial. Basicamente investir em um piso industrial, o qual apresenta qualidade superior é a garantia de que seu investimento gerará lucros ao longo do tempo.

A qualidade da pavimentação está atrelada a uma diminuição do custo de manutenção, facilitação da limpeza e diminuição nos danos, o que implicará em uma produção mais contínua, evitando a parada da produção para eventuais consertos ao piso. Isso tudo pode ser resumido em um maior gerenciamento dos recursos e aumento do desempenho industrial.

A evolução do mercado de piso industrial impulsiona a criação de novas tecnologias, as quais associadas a demanda em larga escala, estão abrindo portas para uma profissionalização cada vez maior dessa engenharia. Novos materiais estão para serem descobertos, bem como melhores adequações de infraestrutura e profissionais cada vez mais qualificados estão para aparecer.

O Brasil é um país que vem avançando a passos largos dentro dessa indústria, o crescimento nos últimos vinte anos evidencia a preocupação da engenharia civil brasileira em impulsionar cada vez mais a produção industrial, o que gera todos os anos melhores investimentos nessa área.

Com tudo isso que foi exposto, o mercado de piso industrial é uma realidade em expansão. Esse mercado está cada vez mais consolidado e requisitado, principalmente aqueles profissionais da pavimentação que estão sempre antenados com as mudanças e conseguem oferecer o melhor serviço de forma acessível e de qualidade.

Portanto acredite, investir em pavimentação industrial de qualidade é a garantia de sucesso no futuro. O investimento que você, empresário, fará em sua empresa garantirá um futuro financeiro saudável, o qual ainda gerará um retorno no orçamento para que você consiga investir em outras áreas, aumentando a cadeia produtiva e impulsionando os seus lucros.

Investir em piso industrial é uma realidade, aqueles que percebem essa realidade, conseguem se colocar à frente dos outros de uma forma cada vez mais competitiva. Acredite, a pavimentação industrial fará com que o seu negócio, seu produto, sua indústria e sua marca esteja cada vez mais colocada de forma eficiente dentro do mercado.