Piso Industrial em Mauá

A cidade de Mauá está localizada na região Metropolitana de São Paulo e é uma cidade pertencente ao ABC Paulista. Com uma população de mais de 450.000 habitantes ela entra no ranking das 50 cidades mais populosas do Brasil.

A economia da cidade durante muito tempo ficou atrelada a produção de porcelanas, uma vez que importantes fábricas de porcelana (como por exemplo a Porcelana Schmidt) haviam se instalado na cidade. Devido a isso a cidade ficou conhecida como a “Capital da Louça e da cerâmica” ou em alguns casos “Capital da Porcelana”.

Nos dias de hoje, Mauá apresenta uma atividade industrial muito mais diversificada, se tornando um polo de logística, metalurgia, química, materiais elétricos e petroquímico. Aliás é no polo petroquímico da cidade que podemos encontrar uma refinaria da Petrobrás, a Refinaria de Capuava. A cidade ainda conta com outros polos industriais, transformando a cidade em um dos maiores parques industriais do Brasil.

A chegada de grandes obras viárias impulsionou ainda mais o crescimento da indústria mauaense, uma vez que um dos maiores problemas era o escoamento da produção devido ao estrangulamento de sua malha viária e falta de manutenção da mesma.

Algumas das indústrias que estão localizadas em Mauá são: Petrobrás, Ultragaz, Bandeirante Química, Dixie Toga, Liquigás, Saint-Gobain, Copagaz, Polibrasil, Oxiteno-Ultra, Coral, Lipos, Firestone, Magneti Marelli, Tupy, Alman, Brastemp, Lara Ambiental, Goodyear Gatorback e muitas outras.

Piso Industrial: melhoramento da técnica, melhoramento da produção

Quando pensamos em piso industrial a primeira coisa que vem a nossa cabeça é “qual seria a importância em ter um piso industrial de alta qualidade? ”. Fique sabendo que o pavimento industrial pode se tornar um grande problema para a sua indústria, uma vez que todos os processos industriais passam necessariamente pelo piso.

Dessa forma a indústria da construção civil é a grande revolucionária para as mudanças no que diz respeito ao pavimento. Sua constante busca pelo aperfeiçoamento, sejam as técnicas ou os materiais, criam novas alternativas as quais buscam sempre atender às novas realidades e as novas necessidades.

Assim o piso de concreto é o que mais recebe atenção, uma vez que o desenvolvimento e aperfeiçoamento dos materiais são direcionados a esse tipo de pavimento. É preciso lembrar que o concreto por si só é considerado um material frágil, uma vez que o seu comportamento é pseudo-dúctil. Dessa forma o incremento das técnicas e melhorias para o concreto passa necessariamente em transformar o concreto em algo mais firme e mais forte.

Devido a essas tentativas de melhoramento do concreto surgiu a incorporação de fibras na matriz cimentícia, principalmente se o projeto busca um aumento na tração e a resistência à abrasão.

Fibras para a melhoria do concreto

A incorporação de fibras para aumentar a capacidade do concreto não surgiu agora, muito pelo contrário, existem relatos do seu uso desde a antiguidade. O que se pode afirmar é que a sua utilização em escala industrial aconteceu de forma mais incisiva somente no último século. Essa tendência é facilmente notada quando estamos falando de peças de concreto projetado ou ainda em peças pré-fabricadas.

A incorporação de fibras não é exclusiva de pisos de concreto, podendo aparecer em diferentes pavimentos, principalmente em pisos de aeroportos ou pavimentos de ruas.

Piso industrial em concreto e sua importância para a Engenharia

Já está mais do que discutido a importância do pavimento industrial para as indústrias e dessa forma ele apresenta-se como um elemento chave nas obras de engenharia. Devido a isso, é necessário que fatores sejam sempre analisados e constantemente atualizados.

Esses fatores são: desempenho industrial, estética, durabilidade e economia. Esses fatores associados devem ser observados e devem apresentar extremo cuidado de análise para que o piso industrial se apresenta com uma qualidade elevada.

É importante lembrar que quando falamos dos esforços que um piso industrial sofre, estamos nos referindo a esforços em várias direções, o que causa reações diferentes. Entretanto, as propriedades fundamentais não devem sofrer impacto e permanecerem inalteradas, ou se apresentar algum dano, que eles sejam mínimos para que o comportamento do pavimento como um todo não seja prejudicado.

Tipos de Piso Industrial

Existe uma grande quantidade de tipos de pisos industriais, sendo que os de concreto podem ser categorizados da seguinte maneira

  •         Simples sem armadura
  •         Simples com armadura descontínua de retração
  •         Estruturalmente armado
  •         Protendido
  •         Reforçado com fibras

O material principal, como já foi discutido, é o concreto, devido a sua grande resistência a compressão. Porém o concreto apresenta um problema quando ele é submetido a esforços de tração, não se comportando nem da maneira esperada, tão pouco de maneira eficaz.

Nesse ponto é que entra o dimensionamento, se o pavimento não se apresentar de forma correta, podem surgir patologias, as quais irão comprometer toda a estrutura do piso. Outro problema que deve ser levado em conta é que os pisos industriais estão colocados sobre um meio compressível e não uniforme, o qual conhecemos como solo. Os solos de diferentes lugares apresentam características morfológicas diferentes e dessa forma podem apresentar uma infinidade de comportamentos que irão afetar de forma negativa a vida útil do pavimento.

É devido a esses tipos de situação que o piso de concreto apresentará diferentes categorias, portanto o projeto do piso deve ser feito de forma que todas essas características sejam levadas em conta, fornecendo um piso de alta qualidade.

Exatamente nesse ponto que entra a busca por uma empresa que seja competente para oferecer os melhores materiais, um projetista que saiba o que está fazendo e que apresente os dimensionamentos corretos.

Um piso colocado de forma amadora ou utilizando-se materiais de baixa qualidade irá apresentar muitos problemas futuros, dentre os quais podem ser apenas locais no pavimento, como o aparecimento de rachaduras ou até problemas relacionados à produção ou ao estoque dos produtos industriais.

Portanto é necessário que os empresários abram o olho para a importância de um pavimento industrial de qualidade, com os melhores materiais no mercado e que apresente um ótimo custo-benefício. O barato de hoje pode ser o caro de amanhã, pense nisso e dê valor ao seu piso industrial.