Valinhos é uma cidade localizada no interior de São Paulo. O município atrai, principalmente pela proximidade com Campinas, investimentos econômicos diversos e sempre crescente. A proximidade também com o Aeroporto Internacional de Viracopos (são apenas 18 Km) coloca a área na rota  de mercadorias importadas e exportadas do país.

O município é conhecido como a Capital do Figo Roxo, graças à grande produção do alimento na região. Hoje, a área é também destacável pela enorme produção de goiabas.

Mas não só da agricultura sobrevive Valinhos. A região abriga importantes indústrias, que contribuem bastante para o desenvolvimento do PIB de São Paulo – o estado representa quase 35% do Produto Interno Bruto de todo o Brasil!

Por isso, não é incomum também que novas obras e novos imóveis estejam sempre em andamento em Valinhos. Afinal, é preciso abrigar todo o desenvolvimento e os novos moradores que procuram a região cheia de oportunidades de emprego. E é aí que entra a construção civil e suas soluções cada vez mais interessantes ao desenvolvimento das cidades!

Pintura epóxi X Revestimento epóxi

Na construção civil, há sempre materiais “inteligentes” que buscam facilitar a manutenção dos espaços. Alguns destes materiais são produzidos à base de resina epóxi, e melhoram limpeza e a beleza da cobertura de uma superfície. Só que existem dois materiais específicos que, apesar de muito semelhantes, devem ser aplicados com cuidado.

O primeiro é a pintura epóxi. O recurso é uma tinta, que pode ser aplicada tanto em paredes, quanto em pisos. Ela é caracterizada pela sua aplicação e secagem rápida, e principalmente pelo brilho deixado na superfície. A tinta, além de conter brilho próprio, reflete o ambiente, produzindo assim um efeito bonito e luminoso.

Outra particularidade da pintura é sua impermeabilidade.Desenvolvida para bloquear a infiltração de líquidos, o material impede o acúmulo de umidade e problemas como mofo. Além disso, sua textura lisa permite a limpeza rápida com enceradeira, aspirador de pó ou mesmo a lavagem com água.

A superfície coberta pela tinta também obtém maior resistência contra impactos, arranhões e sujeira, tendo durabilidade bastante interessante.

Por isso, a pintura epóxi é ideal para a aplicação em pisos e paredes industriais, escolas, garagens, quadras esportivas e estruturas metálicas,. como tambores de ferro.

Azulejos também podem contar com os benefícios da tintura, inclusive em banheiros e cozinhas. A pintura conta inclusive com diversas opções de cores, o que permite “redecorar” a casa com uma simples demão de tinta.

O revestimento epóxi, por sua vez, compartilha de todas estas características com a pintura. Entretanto, ele não pode ser utilizado em paredes. Além disso, ele tem particularidade interessante: o revestimento é capaz de nivelar o solo, pois acrescente ao menos 5 milímetros de altura ao ser aplicado no chão. Assim, ondulações e buracos no piso deixam de existir. Aos mesmo tempo, a durabilidade, impermeabilidade e brilho são mantidos e aproveitados pelo consumidor.

Assim, antes de optar pela pintura epóxi ou revestimento, é importante contar com a consultoria de um especialista em construção civil. Apenas ele poderá indicar o material mais adequado à superfície e objetivo do cliente.