Pintura Epóxi – Jundiaí

Jundiaí fica a apenas 57 quilômetros da capital paulista e é o 7º município mais rico estado de São Paulo. Esta marca deve-se à diversificada atividade econômica da região: o município é o principal responsável pela produção de uvas e morangos do Brasil, ao mesmo tempo em que abriga empresas importantes de tecnologia. Ainda em comparação, há extensas áreas de produção pecuária no município, enquanto também é possível perceber um parque industrial desenvolvido, principalmente nos setores de alimentos, cerâmica e metalurgia.

Outra particularidade que destaca Jundiaí é a paisagem. A região conta com a Serra do Japi, importante espaço com Mata Atlântica nativa de São Paulo. Para muitos, a área é o “Castelo de Águas”, graças às sua riqueza hídrica.

Sendo assim tão diversa, Jundiaí é uma das muitas cidades brasileiras que precisa contar com soluções inteligentes da construção civil. E conta, inclusive com a chamada pintura epóxi!

Por que usar a tinta epóxi?

A tinta epóxi é frequentemente utilizada para a cobertura do solo de garagens, indústrias, hospitais, clínicas médicas e escolas. As principais vantagens de seu uso podem ser enumerados em quatro pontos. O primeiro é a beleza do materias. Com aspecto brilhante, a tinta garante a sensação de limpeza e iluminação do ambiente. Além disso, ela tem aspecto refletor, o que a torna um “espelho” do cômodo em que é aplicada.

Outra característica interessante do material é sua impermeabilidade. Desenvolvida para bloquear a passagem de líquidos, a tinta evita o acúmulo de umidade e problemas como a formação de mofo nas áreas.

A fácil limpeza da cobertura é mais um benefício da tinta epóxi. O material cria uma área de fácil deslize, o que garante a melhor limpeza por aspiradores de pó, enceradeiras ou mesmo pela lavagem com água e sabão. Neste último caso, a secagem do espaço é também facilitada, graças à impermeabilidade já citada do recurso.

Por último, a pintura é bastante barata, principalmente se comparada à troca de pisos e azulejos. A tinta pode ser aplicada sobre estas superfícies já presentes, tanto no solo , quanto nas paredes. Por isso, ela também é bastante eficaz dentro de casa, em banheiros e cozinhas, trazendo “uma nova cara” ao ambiente com uma simples demão de tintura.

A tinta plástica é ainda ideal para o revestimento de peças metálicas, como portões e tambores de aço. O material é mais resistente que a tinta acrílica, aquela utilizada comumente para a pintura de ambientes, e é menos sujeito a impactos e arranhões.

De qualquer forma, antes de optar pelo uso da pintura epóxi, é fundamental contar com o auxílio de um profissional da construção civil. Apenas o especialista poderá informar ao cliente se esta é a melhor alternativa para o ambiente e objetivo buscado, inclusive diferenciando a tinta epóxi do revestimento epóxi.

A confusão entre os dois materiais é comum. Entretanto, o revestimento traz como característica principal a capacidade de nivelamento do solo, eliminando ondulações. Ele costuma acrescentar ao menos 5 milímetros ao chão, valor muito maior que os 0,03 milímetros comuns à tinta.