Itu é sem dúvida uma cidade de arquitetura interessante. Conhecida no Brasil e no mundo por seus “objetos gigantes”, como o orelhão e o semáforo localizados na Praça Matriz, a cidade atrai turistas e cada vez mais moradores.

O município é a segunda maior cidade da Região Metropolitana de Sorocaba, e atrai também pela “viagem” histórica possível em suas ruas. A região já foi a mais rica de São Paulo, na época em que abrigava diversos “barões do café”, e guarda relíquias de seus 400 anos. Mais um feitos das obras arquitetônicas da área.

Para manter tudo novo e sempre atrativo, dos objetos às casas, é importante então que Itu conte com produtos inteligentes da construção civil. Afinal, não é fácil realizar obras rotineiras numa cidade tão visitada. Pois estes produtos existem, e são das residências às fábricas instaladas na região ituense.

Pintura epóxi: para casa, para a indústria

Após um tempo, a estrutura de um imóvel começa a se desgastar. Acontece o rompimento de um cano, as paredes recebem umidade e criam rachaduras, a rede elétrica não se sustenta mais com vários aparelhos funcionando ao mesmo tempo. Alguns problemas têm solução mais simples, e basta chamar um encanador ou pedreiro.

Se o assunto, entretanto, são os azulejos do banheiro ou da cozinha, amarelados ou manchados, a saída pode parecer complicada. Afinal, para troca desta cerâmica costuma ser necessário quebrar todos os azulejos atuais e colocar tudo novamente, só que peças novas. O barulho, a sujeira, o trabalho que este processo demanda desanimar muitos.

Mas existe uma alternativa prática e barata para este processo: a pintura epóxi. A tinta é um material semelhante a plástico, que oferece uma textura lisa e brilhante onde é aplicada. Ela pode ser utilizada tanto em pisos, quanto em paredes, e dá um aspecto novo mesmo àqueles azulejos mais antigos!

Existem pinturas epóxi diferentes para cada objetivo e ambiente.  Por isso, é importante conversar com um especialista em construção civil antes de adquirir a tinta, ou mesmo antes de se decidir por ela. Isso proque existem outras aloternativas no mercado, que podem ser mais vantejosas em cada caso.

Falando da epóxi, há, por exemplo, aquela com secagem mais rápida, e a indicada por ambientes mais úmidos. Cada um tem as características básicas do produto intensificadas para a finalidade desejada, como a impermeabilidade.

A impermeabilidade do produto, a propósito, é uma característica destacável. O material é feito para bloquear a passagem de líquidos, e assim evita o acúmulo de umidade e o desenvolvimento de mofo sobre ou sob os azulejos.

A tinta traz diversas opções de cores, e pode dar uma ar “mais alegre” ao banheiro e cozinha. Os demais cômodos, aliás, podem receber uma demão de tinta, mas ficam mais interessantes se aplicados no solo.

Além da utilização em casa, a pintura epóxi é ideal para cobertura do solo e paredes de ambientes industriais, garagens, hospitais, clínicas médicas e escolas. A superfície criada pelo material ainda tem limpeza fácil, permitindo o deslize mais rápido de aspirador, enceradeira ou mesmo da água, numa lavagem mais completa.