Pintura Epóxi – Campinas

Campinas: grande cidade paulista, o município tem cara de metrópole, com grande desenvolvimento social, e ao mesmo tempo de interior, com áreas bastante arborizadas e uma população que parece ainda conhecer seus vizinhos, com em épocas passadas.

De São Paulo à cidade são apenas 90 quilômetros, com acesso fácil tanto à capital quanto a outras cidades, graças a Rodovias como a Anhanguera e dos Bandeirantes. São características assim que fazem do município a terceira cidade mais populosa do Estado, com um moderno parque industrial e tecnológico – a região é o 3º maior Pólo de Pesquisa e Desenvolvimento do país, sendo responsável 15% da produção científica nacional.

Não é por pouco que Campinas tem tantas características destacáveis no âmbito de pesquisa. A região conta com a Unicamp, a Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), a Faculdades de Campinas (FACAMP), a Faculdade Metrocamp, e muitas outras instituições importantes.

Pintura epóxi e desenvolvimento industrial

Transbordando, então, espaços de pesquisas e indústrias, é ótimo poder dizer que Campinas, assim como qualquer cidade do país, conta sempre com soluções inteligentes da construção civil. Construções estas que tornam as estruturas sólidas e práticas, facilitando o desenvolvimento do que a região tem de melhor.

Uma destas soluções é a pintura epóxi. Também conhecido como resina epóxi, ou ainda porcelanato líquido, o material é ideal para a cobertura de solo de indústrias, hospitais e clínicas médicas, escolas, garagens e até mesmo chapas de metal.

As vantagens de utilização da pintura epóxi são muitas. Primeiro, ela é impermeável, o que impede o acúmulo de umidade e facilita a limpeza. Outra particularidade que melhora a faxina do chão é sua cobertura lisa, que melhora o deslizamento seja do água, na lavagem da superfície, seja de enceradeiras e aspiradores de pó.

O uso da tinta, no entanto, não fica restrito ao solo. É possível também utilizá-la na parede. O aspecto luminoso, que traz brilho ao ambiente, torna o material perfeito para a cobertura até mesmo de azulejos. Na cozinha ou banheiro, as variadas cores da tinta permitem mudar todo um ambiente com uma simples demão de tinta. Além de bela, a pintura e sua particularidade impermeável também simplificam a limpeza dos cômodos, em que normalmente é mais interessante lavar com água e sabão.

A aplicação da tinta é simples e prática, e sua secagem não demora mais que algumas horas, dependendo da ventilação do ambiente. Pouco sujeita a traumas, a pintura também tem uma ótima durabilidade, e suporta desde variações de temperatura ao tráfego intenso de pessoas sobre a superfície.

É importante diferenciar a tinta do revestimento epóxi, que tem espessura maior e promove o nivelamento perfeito do chão, corrigindo ondulações. O material é indicado apenas para o solo, e acrescenta ao menos 5 milímetros à superfície a que é aplicado. Assim, antes de optar pela aplicação da tintura epóxi ou do revestimento epóxi, é essencial contar com a opinião de um especialista da construção civil. De acordo com o objetivo e ambiente requisitador da cobertura, ele poderá indicar o material mais eficaz.