Infiltração na laje

Infiltração Na Laje

Infiltração na laje é um problema bastante recorrente, e o qual ninguém gosta, não é mesmo? Pois exatamente por isso nós iremos lhe ensinar a lidar com este tipo de problema!

Chega de sofrer com infiltração na laje, de correr atrás de baldes para parar goteiras, não mais. Nós já falamos antes aqui no site sobre trincas na laje e sobre vazamento na laje, mas a proposta deste artigo será um pouquinho diferente. Aqui neste artigo nós iremos lhe ensinar a como, de uma vez por todas, evitar a infiltração na laje!

Interessado? Pois então é só seguir a leitura!

O que causa a infiltração na laje?

Certo, antes de irmos para a cura, precisamos focar na causa.

A principal causa para a infiltração na laje é que sua laje, que é descoberta, não foi corretamente impermeabilizada. Em coberturas que tenham sido feitas de qualquer maneira a água irá começar a acumular, formando uma bacia que ficará alojada no piso. Como esta água está ali retida, ela irá começar a se infiltrar pelo piso, atingindo seu teto e o cômodo abaixo. Ou seja, no momento que você identificar algo assim, comece o quanto antes a tratar da infiltração e busque por possíveis rachaduras e fissuras.

Mas claro, este não é o único caso de infiltração na laje, confira abaixo tudo o que pode ocasionar isto:

  • A laje não ser impermeabilizada, principal motivo;
  • A impermeabilização até existir, mas ser mal feita;
  • Rachaduras que podem ter sido causadas pelo tempo ou então pela má cura da laje;
  • Intempéries;
  • Falta de manutenção;
  • Telhas que tenham sido quebradas;
  • Calhas que estejam com vazamentos;
  • Pontos na laje em que a água da chuva possa se acumular, como é o caso de rodapés externos a construção;
  • Rachaduras e trincas externas, as quais permitem que água da chuva adentre na laje;
  • Paredes que tenham sido construídas na divisa;
  • Vazamentos em tubulações;
  • Caixas d’água que não possuam o “sistema de ladrão”.

Todas estas são possíveis causas para a infiltração, mas como identificar qual é a causa correta? Simples, com o auxílio de um profissional devidamente capacitado! Aqui não há erro, só um profissional devidamente capacitado irá conseguir encontrar a causa raiz para a infiltração de sua laje, e decidir qual será a melhor tratativa para ela.

Identificando a infiltração na laje

Acima nós falamos da importância de um profissional, porém para identificar a infiltração na laje ele não é necessário, você mesmo poderá fazer isto. Mas a dica aqui é ficar sempre atento aos sinais, para que o problema não se torne grande demais quando você o notar.

E quer saber quais são estes sinais? Pois é simples:

  • Mofo
  • Tinta descascando
  • Bolhas na pintura
  • Manchas pretas
  • Goteiras

Identificou algum destes problemas? Pois sem estresse, agora que você já identificou que há uma infiltração na laje ficará mais fácil de lidar com o problema. E sim, é aqui que entra o profissional capacitado, é ele quem irá avaliar sua laje para definir qual a causa real do problema e como será a tratativa.

Tratando a infiltração na laje

Uma vez que você já sabe o que causa, e como identificar uma infiltração na laje, vamos então para sua tratativa.

E claro, a maneira mais simples de resolver este problema é através da impermeabilização da laje. Há diversos produtos para impermeabilização que permitem que você mesmo faça tal impermeabilização. Claro, a manta asfáltica continua sendo a melhor opção para isto e nós iremos defendê-la sempre.

O ideal aqui é que tal impermeabilização seja devidamente calculada e efetuada no processo de construção da laje, por isto é tão importante contar com um profissional qualificado. Caso você decida por “pular esta etapa” para economizar um pouquinho, você terá problemas graves futuramente, sendo a infiltração na laje apenas um deles.

Sem gastar muito

Mas ok, visando uma solução em que você não gaste muito, nós iremos lhe apresentar uma. Este processo que apresentaremos abaixo só é válido para uma laje recém batida, ou seja, não funcionará se a laje já tiver sido curada. Para tal você precisará de:

  • 1 saco de cimento
  • 20 litros de água
  • 1 litro de cola para construção

Uma vez que você tenha reunido tudo isto é simples, misture todos eles, espalhe esta mistura por toda sua laje e deixe curar. Este é um método “low cost” que é realmente eficaz, não tanto quanto uma manta asfáltica, mas mesmo assim poderá lhe ajudar a evitar infiltrações na laje.

Infiltração por rachadura

A infiltração em sua laje é ocasionada por alguma rachadura? Pois sem problemas, nós te ajudamos a resolver isto também!

Se você pensou que é só tampar a rachadura, está parcialmente certo, isso pois há uma maneira correta de se fazer isto. Para tal você precisará utilizar-se de um produto chamado Pedra Batida. Trata-se de um produto bastante resistente a intempéries, por isto se torna uma excelente opção aqui. E para utilizá-lo é bastante fácil, veja só:

  1. Limpe sua laje removendo lascas de concreto que estejam soltas nas rachaduras
  2. Molhe seu pincel na lata da Pedra Batida
  3. Aplique então seu pincel sobre a rachadura e trincas que estiverem na laje
  4. Aguarde até que tudo seque e pronto!

Viu só como é simples? Basta ter em mãos este produto e seguir o passo a passo e pronto, você acabou de resolver seu problema de infiltração por rachadura.

Para casos mais graves

Demorou muito para perceber a infiltração na laje e agora o problema já tomou proporções gigantescas? Pois sem estresse, apesar de se tratar de algo relativamente sério ainda poderá ser consertado.

Entretanto, nós já lhe adiantamos que a tratativa aqui não será simples, muito pelo contrário. A tratativa aqui será um recapeamento total de toda sua laje, desde o inicio. Este não é um serviço que você conseguirá executar sozinho, havendo a necessidade de contratar mão de obra profissional para tal. Entretanto, quando tudo estiver finalizado você verá que valeu sim a pena!

Conclusão

Após ler este artigo você já é capaz de saber o que causa a infiltração na laje, saber identificá-la e como tratá-la. Mas claro, novamente nós reforçamos a necessidade de contar com um profissional devidamente capacitado. Apenas ele será capaz de avaliar sua laje, identificar a causa do problema e qual sua melhor tratativa. Muitas das vezes tentarmos resolver as coisas por nós mesmos pode acabar piorando ainda mais o problema!

Dúvidas? Pois basta perguntar! E caso tenha gostado do artigo e conseguido tirar suas dúvidas com ele, então não deixe de compartilhá-lo com seus amigos e conhecidos, nunca se sabe quem você poderá acabar ajudando no processo.