Piso Industrial em Carapicuíba

A cidade de Carapicuíba está localizada na Região Metropolitana de São Paulo e se tornou um município independente em 1965 ao se emancipar da cidade de Barueri. Hoje em dia a cidade é considerada a segunda mais populosa da microrregião de Osasco.

A cidade não conta com um parque industrial muito desenvolvido, de fato, o seu pólo industrial é pequeno e conta com cerca de trinta indústrias de médio porte e outras de pequeno porte.

Já o seu comércio apresenta-se bem desenvolvido, mas a sua principal receita econômica vem dos repasses tanto do governo federal quanto do governo estadual.

Durante a década de 1970, a cidade apresentou um crescimento industrial extremamente impactante, principalmente apoiada por indústrias como INAC (Indústria Nacional de Artefatos de Cimento), ITA (indústrias de Tapete Atlântida), Fiação Sulamericana, Semikron Multinacional e outras indústrias. Porém a cidade sofreu uma reviravolta e nos anos seguintes atingiu baixíssimos índices de desenvolvimento.

A cidade de Carapicuíba está tentando se reescrever, retomando o crescimento econômico e tentando perder o rótulo de “cidade dormitório” e se tornar uma cidade empreendedora.

Piso Industrial e seus aperfeiçoamentos

Para o crescimento industrial é necessário a utilização das mais novas técnicas e materiais que a engenharia civil pode proporcionar no que diz respeito a pavimentação industrial. Assim o crescimento da tecnologia empregada para a melhoria da pavimentação está diretamente relacionado com as necessidades que as indústrias estão buscando.

Devido ao aperfeiçoamento de seus materiais, a indústria da construção civil está sempre tentando dar um passo à frente possibilitando que as novas empresas não precisem se preocupar com períodos de pausa na produção devido a problemas no pavimento.

Para isso acontecer, misturas diferentes de materiais estão sendo constantemente testadas, com o intuito de conseguir melhores características que não são encontradas nos materiais iniciais.

Isso é importante para amenizar os problemas que podem ser encontradas na matriz cimentícia. Uma das alternativas mais testadas para fazer com que o cimento se mostre mais efetivo é a incorporação de fibras. A incorporação de fibras ao cimento reforça a estrutura, melhorando o dimensionamento e facilitando o entendimento das particularidades e deficiências do conjunto fibra-cimento.

Uma vez que o entendimento a respeito do conjunto fibra-cimento é entendido é possível almejar um conjunto que apresenta um custo baixo e um alto desempenho. Os tópicos que precisam ser analisados para atingir esse alto desempenho é: o comportamento da matriz, o comportamento das fibras, a interação fibra-cimento e os efeitos de adicionar fibras.

Vantagens da utilização do cimento em pisos industriais

O concreto é um material utilizado a muito tempo, ele se apresenta com uma utilidade sem igual, além de se apresentar como um material que pode ser usado em muitas finalidades. Apresentando uma alta resistência a compressão, o concreto é facilmente utilizado para diferentes usos estruturais, com relativo baixo custo e facilmente manipulável nos canteiros de obras. Apesar dessa utilidade incomparável, o concreto também apresenta um comportamento frágil, principalmente no que diz respeito a sua resistência aos esforços de tração.

Portanto a utilização do concreto deve ser feita pensando-se em um projeto que seja muito bem dimensionado, com materiais de alta qualidade e que sejam específicos para finalidade o qual será utilizado.

O estudo das características do concreto tem mostrado que ele já apresenta microfissuras mesmo sem ter sido submetido a tensões. De fato, essa patologia está associada a etapas anteriores da formação do cimento e não necessariamente no dimensionamento do pavimento.

Piso industrial e o reforço com armaduras

Como o concreto apresenta esse comportamento frágil é muito comum que ele esteja associado a um reforço com armaduras. Isso impede que as patologias aconteçam, ou seja as microfissuras podem ser evitadas. Muitos estudos mostram que a inserção de fibras é a melhor alternativa para melhorar as deficiências da matriz cimentícia e apresentar um piso industrial de alta qualidade.

As fibras que geralmente são utilizadas nos concretos, são conhecidas a muitos séculos, entretanto somente recentemente seu uso tem recebido uma maior atenção. Isso se deve principalmente a busca por novas técnicas de inserção, bem como a constante evolução da indústria de materiais e a evolução dos próprios materiais que são incorporados, melhorando as propriedades do cimento.

Não só para evitar as microfissuras que as fibras são utilizadas, elas podem ser efetivas de forma a aumentar o trabalho da fratura, absorvendo a energia que o cimento não consegue absorver. As fibras também atuam minimizando as deformações, além da redução da tratabilidade do composto.

As fibras apresentam-se de forma aleatória dentro do material, isso é particularmente importante em locais onde o esforço não apresenta um local definido, ou seja, as fibras agem transformando o esforço local em um esforço global.

As fibras podem ser de diferentes materiais, sendo que os mais comuns são de aço, polipropileno, carbono, vidro e bambu, porém outros materiais podem ser utilizados e vão depender da finalidade do pavimento. Para a utilização do material adequado para as fibras é importante notar a elasticidade e a fator de forma, esses fatores influenciam no tipo de material que deverá ser utilizado.

Pensado de uma forma prática, a interação entre matriz e fibra acontece da seguinte maneira. A Matriz envolve e protege a fibra, a qual colabora melhorando as propriedades da matriz. Portanto ao escolher utilizar-se de um pavimento que apresenta fibras, está se apostando em um acréscimo nas propriedades do piso.

No final o que se deve observar é como age a interface entre a fibra e a matriz, em outras palavras escolher é necessário observar se o projeto escolhido está utilizando os materiais corretos para que o piso industrial seja de alta qualidade.

No final das contas, ao se utilizar de uma empresa que esteja sempre se reciclando e buscando os melhores materiais e projetos para fazer um piso industrial de qualidade, está se buscando um projeto que seja efetivo e que não dará problemas futuros, não gerando o incômodo em ter que parar a sua produção para arrumar o pavimento, o que acarretará em custos e diminuição dos lucros.

Portanto, se estiver interessado em um piso industrial de qualidade, busque sempre a melhor empresa.