Piso Industrial em São Bernardo do Campo

Com o advento de novas tecnologias os sistemas de pavimentação industrial é um dos que receberam um grande impacto. Esse segmento especializado vem a cada dia ganhando mais espaço, em função das alterações culturais das empresas de diferentes ramos.

Com o crescente interesse nas condições de infra-estrutura, bem como maior interação com o meio ambiente, as alterações nos pisos industriais chegaram para aumentar a produtividade industrial.

Quando falamos de indústrias no Estado de São Paulo, a primeira cidade que nos vem a mente é o polo industrial de São Bernardo, palco dos grandes comícios e greves dos metalúrgicos nos anos 80.

Com uma população de mais de 800.000 habitantes, era impensado o crescimento tão expressivo de uma cidade que na década de 1950 tinha apenas 29 mil habitantes. Esse crescimento foi impulsionado pela vinda de gigantes da indústria automobilística, transformando a cidade em um dos principais polos do país, atraindo mão de obra de todas as outras regiões.

Para ilustrar o crescimento que as indústrias trouxeram para São Bernardo, nos anos de 1980 a cidade contava com 425.000 habitantes e, pasmem, 292.000 eram imigrantes, quase 70% da população de São Bernardo não era um residente original da cidade.

Na década de 90, a cidade foi duramente afetada pelo impacto das alterações na economia mundial, sendo que o seu setor industrial perdeu uma parcela de sua importância.

Mas o que isso tem a ver com Piso Industrial?

Uma das formas encontradas para a sobrevida da indústria na região de São Bernardo foi apostar nas alterações no pavimento industrial, aumentando sua produtividade.

Dito dessa forma, os pavimentos são a grande chave para as operações das indústrias, afinal é ali que ocorrem suas atividades.

Para entender melhor o processo e pensando na diversidade de sistemas de pavimentação industrial, é necessário a execução de um projeto que seja extremamente consistente, que tenha as informações técnicas precisas para efetuar um bom trabalho e que apresente um alto rigor na execução dessa tarefa. Em resumo, não basta ter um projeto ideal, é preciso que você consulte um profissional especializado, que poderá te passar o que a sua indústria precisa para a melhor forma de realizar esse processo.

Informações necessárias para um projeto de piso industrial consistente e eficiente

Os componentes empregados no sistema de construção, suas propriedades e suas funções, bem como sua interação com os outros componentes é essencial para se produzir um pavimento industrial de qualidade. É preciso lembrar que, hoje em dia, existe uma infinidade de componentes e utilização que podem apresentar condições específicas para o seu pavimento.

Contexto histórico e aprimoramento da capacidade de inovação das indústrias brasileiras

O plano estratégico de desenvolvimento industrial brasileiro sofre oscilações constantes durante o último século. Muitas vezes o desenvolvimento industrial precisa ser freado por outros motivos, muitas vezes para equilíbrio da própria economia brasileira.

Vamos diretamente para 2003 onde foi implementado a Política industrial, tecnológica e de Comércio Exterior – PITEC – essa política visava o estabelecimento de condições favoráveis ao desenvolvimento da indústria e facilitavam a iniciativa empreendedora.

Como essas diretrizes estavam focadas na eficiência da estrutura produtiva e aumento da capacidade de inovação, é nesse momento que a reorganização tecnológica visando um melhoramento da produção recaiu sobre a forma que o piso industrial era visto dentro de uma indústria, sendo que se tornou, assim, um passo importante da implementação de um sistema de qualidade.

Veja também

Mercado de piso industrial

O mercado de piso industrial está em franca ascensão, devido à implementação de novas tecnologias e sistemas que podem atender essa demanda. As novas tecnologias, processos desenvolvidos, especificações, dimensionamento e execução sofreram avanços sensíveis em decorrência das novas exigências da construção civil e pela necessidade que as empresas e as indústrias melhorarem sua infraestrutura relacionadas a suas atividades produtivas, as quais precisam manter um custo de manutenção baixo, incorporando um aumento sensível no lucro.

A criação do PEMP – Projeto de Expansão do Mercado de Pisos – foi um dos fatores de maior avanço para o setor, catapultando a tecnologia empregada, visando sempre o melhor custo-benefício para a implementação do pavimento.

Em um segundo momento, foi criada a ANAPRE – Associação Nacional de Pisos e Revestimentos de Alto desempenho, uma instituição que ajudou a promover ainda mais a tecnologia de ponta e troca de informações entre as empresas do setor. Talvez, essa associação apresentou um avanço sensível na qualidade e nas práticas construtivas, afinal um piso de alta qualidade, reflete em uma produção industrial com nível ainda maior.

Um segundo impulso para a melhoria tecnológica dos pisos industrias no Brasil, veio devido a criação de diferentes alianças setoriais no ramo da construção civil. Essas alianças foram extremamente importantes para o desenvolvimento tecnológico, gestão da produtividade e análise dos critérios de qualidade.

A realidade que a criação de alianças na construção civil foi um dos fatores determinantes para os empresários e indústrias perceberem a importância em se ter um piso industrial de alta qualidade, pois como já foi dito, praticamente toda a produção industrial depende do seu piso.

Em outras palavras, investir em um piso industrial de qualidade é garantia de retorno em forma de diminuição no custo de manutenção, facilidade na limpeza do ambiente, melhor gerenciamento dos recurso e revestimentos de alto desempenho.

É importante destacar que as tecnologias estão ainda se desenvolvendo, porém, a demanda em larga escala e os requisitos de adequação da infra-estrutura são a força motriz de que novas e melhores tecnologias ainda serão descobertas, como por exemplo a utilização de materiais mais duráveis, reduzindo ainda mais o custo de manutenção

O Brasil é conhecido como um dos países que apresentam uma das maiores tecnologias na utilização dos materiais e os profissionais brasileiros são considerados um dos melhores do mundo, devido ao alto grau de especialização dos seus profissionais, tanto nas áreas de projetos quanto na sua execução.

Você empresário, acredita que investir em piso industrial de alta qualidade é dinheiro jogado fora? Os argumentos levantados mostram que um pavimento de qualidade é um investimento que deve ser levado em conta, principalmente se você não pretende ter dor de cabeça.