Piso Industrial Guarujá

A cidade do Guarujá está situada no estado de São Paulo, mais precisamente fazendo parte da Região Metropolitana da Baixada Santista. Segundo dados do IBGE sua população é de cerca de 313.427 pessoas e por apresentar um território pequeno a densidade demográfica da cidade pode ser considerada bem alta.

A cidade é conhecida como a “Pérola do Atlântico”, uma vez que apresenta praias e natureza belíssimas. Dessa maneira a cidade é muito procurada por turistas, sendo um excelente lugar para a prática do ecoturismo.

Contando com 27 praias, é de se esperar que sua economia se apoie no turismo, mas também apresenta um setor marítimo de lazer, indústria e uma enorme atividade portuária.

Por se apresentar relativamente próxima da cidade de São Paulo e por contar com uma excelente infraestrutura, a cidade apresenta atrativos imobiliários. Dessa forma o mercado imobiliário voltado ao turismo é um dos pilares da economia do Guarujá, contando com a compra/venda/imóveis, segurança e manutenção predial, bem como os impostos advindos dessas transações.

Quando não está no momento de sazonalidade, a principal atividade econômica vem do porto, principalmente do ramo de transportes, devido a sua proximidade com Cubatão (maior distrito industrial do país). A indústria da cidade está em franca ascensão devido a sua proximidade com uma rota fácil de escoamento de mercadorias.

Pisos industriais e seu negócio

Quando pensamos em pisos industriais logo nos vem à cabeça o pavimento que sofrerá inúmeros esforços provenientes de carregamentos dinâmicos (sejam eles o trânsito de empilhadeiras e outros veículos) ou de carregamentos estáticos (estocagem de cargas).

Porém precisamos entender que condições extremas de impacto também podem causar danos à pavimentação, principalmente nos locais onde há juntas, podendo em casos extremos provocar deterioração, os quais se tornaram inseguros e criarão problemas, como redução na velocidade dos insumos, o que afetará a produtividade e os custos da produção.

O aumento da utilização de equipamentos que facilitem o manejo das diferentes cargas de uma indústria (como por exemplo empilhadeiras com garfos longos) associado com a necessidade de alto desempenho frente às mais variadas utilizações desses equipamentos, requerem um piso que se apresente de forma lisa e ao mesmo tempo com alta capacidade e resistência à abrasão.

Só para ilustrar a importância da resistência a abrasão é importante saber que empilhadeiras com rodas rígidas apresentam uma superfície de contato cerca de 30% menor do que as empilhadeiras de rodas pneumáticas, o que levará a um desgaste muito maior da superfície do pavimento.

Portanto nos últimos vinte anos, os pavimentos evoluíram de forma sensível, aumentando as dimensões e exigindo que os projetistas, construtores e fabricantes de materiais se adequassem às novas tecnologias, cálculos, materiais e equipamentos, sem perder as boas técnicas e visando atender às novas realidades que a indústria civil e industrial apresenta.

Outras Cidades

Aumento da vida útil dos pisos industriais

Antigamente os pisos industrias feitos de concreto apresentavam um período de vida útil relativamente curto (cerca de vinte anos), porém com o advento de novos materiais e tecnologias a pavimentação industrial evoluiu para acompanhar essa tendência.

Dessa forma é possível dizer que a evolução do piso industrial é uma busca natural do processo de aumento da vida útil do pavimento, sendo que os fatores que colaboraram para esse incremento são: redução do número de juntas, utilização de concreto que apresente uma melhor resistência de abrasão e características compatíveis com a instalação.

Segundo trabalhos, é possível afirmar que a durabilidade de um piso ou pavimento de concreto é inversamente proporcional ao número de juntas a ele acoplado. Isso se deve pelas condições de impacto devido ao trânsito de equipamentos e veículos, infiltração de água pelas juntas, o que irá percolar o terreno e acarretar a saída das partículas finas, o que causará danos estruturais ao piso, e aumentará a pressão das cargas. É possível afirmar, que a grande maioria dos defeitos que acometem os pisos e pavimentos de concreto apareçam em sua maioria nas juntas ou nas fissuras de retração.

Dessa forma, se as patologias que acometem um piso de concreto está ligado às juntas e, portanto, são as principais responsáveis pelas interdições e redução da vida útil do piso, apresentou-se a necessidade de buscar soluções que atendessem a melhoria da vida útil, o que significou uma mudança e melhoria no método de construção de tal forma que reduzisse o número de juntas.

Dessa forma compactar o concreto para que se evite uma grande quantidade de juntas se fez necessário, chegando ao que conhecemos como concreto protendido para execução de pisos industriais, que constitui uma tecnologia superior, com elevada durabilidade e economicamente competitiva.

De certa forma essa ainda é uma tecnologia recente e que precisa de um maior campo de estudos para se tornar totalmente eficaz, sendo que ainda é necessário sistematizar o projeto, abranger as diretrizes de execução e controle, o que difundirá a utilização desta tecnologia.

Futuro do Piso Industrial

Por tudo que foi demonstrado até agora, é necessário olharmos para o passado e vermos que em apenas vinte anos, a tecnologia de piso industrial brasileira avançou e muito, encontrando novas tecnologias, novas diretrizes de projetos e principalmente o avanço dos próprios profissionais que trabalham diretamente com a pavimentação industrial.

É impossível pensarmos em avanço excluindo a melhoria técnico-científica que esses profissionais nos mostram. E a cada dia que passa novas tecnologias são testadas, novos materiais são descobertos o que aumenta ainda mais a vida útil do piso industrial.

O investimento em pavimentação industrial se mostra cada vez mais uma aposta acertada e que garante frutos para aqueles empresários que aceitam o desafio de investir em piso industrial de qualidade.

Portanto, se você quiser salvar o seu investimento e não se preocupar com eventuais atrasos na sua produção é necessário começar observar melhor o que os profissionais da área de pavimentação industrial estão trazendo. Confiar em um profissional competente será a garantia de execução de um projeto que se mostrará da melhor forma possível alavancando os seus lucros e diminuído os seus gastos tanto com manutenção quanto com limpeza.

[contact-form-7 404 "Not Found"]