Piso Industrial em Cotia

A cidade de Cotia está situada no estado de São Paulo, fazendo parte da Microrregião de Itapecerica da Serra e também fazendo parte da Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo. Segundo dados do IBGE ela apresenta uma população de 233.696 pessoas e a cidade está às margens do rio Cotia, um afluente do Tietê.

Por fazer parte da região metropolitana de São Paulo, a cidade de Cotia é considerada uma expansão dos bairros residenciais de São Paulo e dessa forma, ao longo do tempo, foi se tornando uma das cidades com maior desenvolvimento da região, contando com condomínios luxuosos, principalmente do distrito de Granja Viana.

Muitas pessoas que trabalham em São Paulo, moram e vivem em Cotia, fazendo com que acontece congestionamentos constantes ao longo da Rodovia Raposo Tavares.

Contando com uma economia variada e baseada principalmente nos setores industriais e agrícolas, sendo que as margens da Rodovia Raposo Tavares podem ser encontradas diferentes indústrias do setor químico, cerâmico, alimentos, explosivo entre outros. Contando com cerca de 1200 empresas (micro, pequena, média ou de prestação de serviço a cidade está em constante desenvolvimento.
Projetos de Piso Industrial

Para que sua indústria não apresente problemas estruturais é necessário que o investimento no seu piso industrial seja proveitoso, sendo que o projeto exigirá detalhamento e boa execução.
Outra coisa fundamental é verificar qual é a especificação do concreto, observando qual o material que será utilizado, para que futuras e trincas sejam evitadas comprometendo toda a operação industrial.

Não pense que somente o ramo industrial de empresas de grande porte que precisam cuidar do material usado em seu piso, lojas de varejo, atacado, estacionamentos, subsolos e postos de gasolina também precisam que sua pavimentação apresente um projeto detalhado, uma execução exemplar e que o concreto seja de qualidade e que supram os critérios de controle analisados.

Pensando de outra maneira, se você utilizar um material de qualidade, com um projeto detalhado, haverá uma menor probabilidade de aparecerem patologias, já que os eventuais problemas já foram analisados e, somente dessa forma, poderão ser mitigados.

O Brasil apresenta excelentes profissionais e projetistas na área de pavimentação, contando inclusive com empresas altamente capacitadas, as quais seguem com rigor o padrão de qualidade que é feito pelos países que são referência no setor.

É possível encontrar um mercado de piso industrial de forma informal e formal. O setor informal é bem representativo no Brasil, sendo que esse segmento atende áreas que necessitem de menor exigência, principalmente quando diz respeito ao material utilizado. Já o setor formal é aquele representado por um piso de qualidade, quando o empresário percebe que o projeto é essencial para a operação de forma correta da sua indústria. É importante lembrar que o empreendedor não deve em hipótese alguma se dar ao luxo de dispensar o projeto técnico, dessa forma buscar o mercado formal é sempre a melhor pedida.

Como é pensado o projeto de um piso industrial

O Brasil ainda não apresenta normas técnicas específicas tanto para o projeto quando para a execução da pavimentação industrial, dessa forma os projetistas e as empresas estão amparadas pelas normas e recomendações internacionais, principalmente apoiadas nas escolas inglesas e americanas.

Um projeto de pavimentação deve ser pensando com um projeto de cunho estrutural e, portanto, não pode ser apoiado nos máximos detalhes, geralmente baseados em dados genéricos e que apresentem a compatibilização com a produção que será desenvolvida. O projeto envolverá estudos geotécnicos e a preparação do terreno, passando pelo material utilizado e todos os parâmetros corretos.

A pavimentação industrial pode ser feita com concreto convencional e armado, o que envolverá telas soldadas. A armação pode ser de tela simples ou composta, sendo que a quantidade de camadas dependerá do nível do carregamento que o piso sofrerá, bem como as tensões as quais ele será submetido. As armações podem ser feitas de aço ou microfibra polimérica.

Dependendo do projeto pode acontecer que o revestimento do piso necessite de especificações, por exemplo o epóxi, deve ser feito por empresas especializadas em Revestimento de Alto Desempenho (RAD). Esse concreto possuirá boa resistência mecânica, contando com uma boa resposta a efeitos contrários e seu acabamento apresentará resistência a abrasão. É importante lembrar, que produtos químicos podem apresentar grande efeito, trazendo vulnerabilidade ao concreto e dessa maneira ele deverá receber revestimento apropriado.

Outras cidades

Utilização do piso industrial

Apesar das grandes vantagens que um piso industrial de qualidade pode trazer para a sua empresa, indústria ou para o seu estabelecimento comercial, parece existir um certo receio quanto ao investimento, muitas vezes direcionando a uma escolha de um material de baixa qualidade ou de projetos que não se enquadram às especificações do seu estabelecimento.

Investir em um piso industrial de qualidade é a garantia de que o seu investimento poderá ser direcionado a outras áreas, colaborando cada vez mais para o seu crescimento e transformando o seu produto em algo cada vez mais competitivo.

Portanto, se apoiar em profissionais capacitados, sendo que o Brasil apresenta um crescimento tecnológico nessa área que não deve nada aos países mais desenvolvidos no quesito. Os técnicos e profissionais brasileiros são do mais alto nível, garantido um projeto de pavimentação de forma efetiva e duradoura.

O setor civil e industrial está cada vez mais competitivo e dessa forma pedindo que as outras áreas de apoio também se tornem cada vez mais competitivas. Essa cadeia mostra um crescimento exponencial da utilização de pavimentos de alta qualidade, sendo que a observação do projeto mostra que com a utilização de concreto e materiais certos, diminui o gasto que o empreendedor terá com manutenção e limpeza.

Dentro de todo o exposto, é mais do que claro que o investimento no piso industrial é um dos fatores que irão fazer com que o seu lucro seja cada vez mais efetivo e se mostrando um investimento de longo prazo.

Portanto, você, empresário, não acredita que está na hora de rever como é olhado a questão da pavimentação dentro do seu estabelecimento? Os ganhos que você pode ter são enormes!

[contact-form-7 404 "Not Found"]