Piso Industrial em Barretos

Barretos é uma cidade do estado de São Paulo muito conhecida pela sua Festa do Peão de Boiadeiro, a maior festa de rodeio e de música voltada para o público sertanejo do Brasil, além de contar com o Hospital de Barretos, localidade que é um centro de referência do combate ao câncer.

A cidade localizada na Mesorregião de Ribeirão Preto, apresenta uma população de cerca de 120.000 habitantes.

A implantação do Parque Agrotecnológico de Barretos, pode ser o início do desenvolvimento de novas oportunidades de trabalho e negócios, transformando a região em um pólo de competitividade do agronegócio brasileiro. O AGROTECHPARK é um centro voltado às pesquisas do setor agropecuário, sendo dessa maneira uma localidade de extrema importância para investimentos e geração de novas empresas voltadas ao setor do agronegócio. A Prefeitura de Barretos para incentivar o surgimento dessas empresas, preferencialmente aquelas com conhecimento ou que apresentem uma base tecnológica sólida, podem se beneficiar dos incentivos fiscais de se localizarem no parque.

Algumas empresas que estão localizadas em Barretos: JBS-Friboi, Minerva e Minerva (Dawn Farms), que são importantes empresas na área de comercialização industrial de carne, as quais atuam tanto no mercado interno quanto no mercado externo.

Na área agrícola a expansão da lavoura de cana-de-açúcar está tomando espaço de outras lavouras muito comum da região, como o caso da laranja, soja e dos territórios de pastagem.

Além desses setores econômicos a região apresenta seis grandes usinas: Guarani (São José), Colorado, Guarani (Mandú) e Louis Dreyfus Commodities (continental).

Pavimentação Industrial e suas grandes vantagens

Como podemos ver, toda cidade que quer alavancar o seu produto interno bruto, precisa incentivar que empresas se localizem em seu território, portanto para o empresário, encontrar um local que seja adequado para a implantação de sua indústria é uma das peças chaves para iniciar a produção naquela região.

Entretanto apenas o incentivo fiscal (que já é uma das partes importantes de aumento dos seus lucros) não garantirá a sobrevida de sua empresa, para isso você deverá investir em outras áreas e é exatamente nesse contexto que entra o piso industrial.

O Piso industrial deixou de ser a muito tempo apenas o local onde a estrutura de sua indústria está apoiada, ele também é o primeiro passo para que sua fábrica largue na frente em relação a concorrência. Um pavimento industrial de qualidade reduzirá e muito os gastos com manutenção e limpeza, além de providenciar o que há de melhor para que os outros processos corram de forma tranquila.

Portanto o projeto de pavimentação industrial tem que ser feito por pessoas capacitadas e por profissionais de excelência, caso contrário o empresário poderá ter mais gasto do que lucros. E utilizar um piso que apresenta uma qualidade superior, e durável e que não apresente elevado custo de manutenção e limpeza é importantíssimo para entendermos a sua importância.

É bom lembrar que através do avanço econômico obtido através das cadeias produtivas tanto da construção civil quanto industrial, os setores industriais resolveram se organizar de forma eficiente, garantido que sistemas de qualidade fossem implementadas, garantido não só uma melhoria na prestação de serviço, bem como o seu planejamento e a gestão. Em suma, o crescimento industrial gera um avanço sensível para a economia, englobando todos os setores.

Piso Industrial de concreto com armadura distribuída

Esse tipo de pavimentação é composto por placas de concreto que apresentam um reforço na parte superior, apresentando uma menor chance de ocorrerem fissuras devido à retração por secagem do concreto ou devido às variações de temperaturas.

Segundo diversos especialistas este tipo de piso é o mais utilizado nas indústrias do brasil, pois já foi mostrado que a presença da “armadura” serve para duas coisas principais, controlar o nível de fissuras e é uma excelente aliada a resposta estrutural do sistema como um todo.

Ainda dentro das vantagens da “armadura”, ela reduz consideravelmente a quantidade de juntas necessárias, permitindo que as placas de concreto sejam consideravelmente maiores, podendo apresentar placas de até 30 metros de comprimento, entretanto o mais comum é que essas placas não ultrapassem os 15 metros.

Outra vantagem desse tipo de pavimentação é que a montagem da armação pode ser feita diretamente no solo de sua fábrica, tendo em vista somente a especificidade do projeto (que seriam o tipo de aço empregado e os espaçamentos). E mais, com uma maior racionalização dos processos construtivos e das novas tecnologias na formação dessas “armaduras” os produtos estão cada vez mais com qualidade superiora, atendendo perfeitamente ao mercado de pisos industriais.

É importante saber do que são compostas essas “armaduras”, geralmente apresentam fios de aços transversais e longitudinais dispostos de forma ortogonal e apresentam soldas para fixá-las em todas as interseções. As malhas se apresentam de diferentes tamanhos e densidade, sendo que o projetista é que determinará qual o tipo de malha é o mais indicado e fazendo os ajustes necessários.

Ainda quando falamos desse tipo de pavimento, ele pode ser subdividido em duas subclasses, pavimento de concreto com armadura distribuída continuamente e pavimento de concreto com armadura distribuída descontinuamente. A descontinuidade se dá quando é necessário dividir o pavimento, aumentando o controle no local devido ao movimento de retração e dilatação.

Pavimentação industrial e você

Muito ainda pode ser discutido a respeito das vantagens de uma pavimentação industrial de qualidade e dessa forma, saber qual o projeto que você irá implementar também é uma forma de adquirir um ganho sobre os seus lucros.

É importante utilizar profissionais capacitados, e dentro do cenário brasileiros, podemos nos considerar como um dos países que melhor apresentaram crescimento tecnológico dentro desse setor, apresentando profissionais altamente técnicos e capazes de produzir um projeto de pavimentação de alto nível, mesmo com a histórico de inovação dos pisos industriais brasileiros sendo ainda muito recente, porém o contínuo crescimento do nosso setor civil e industrial nos proporciona estarmos na vanguarda dos projetos.

Dessa forma é necessário que você, empresário, entenda que o investimento em um piso industrial de qualidade é o primeiro passo para um crescimento econômico forte e contínuo.