Piso Industrial em Araras

Araras é uma cidade do estado de São Paulo apresentando uma população de 130.102 habitantes baseado no censo do IBGE de 2016. O distrito de Araras foi criado em 1869 como parte da cidade de Limeira e em 1873 foi elevada à condição de vila e em 1879 se tornou uma cidade.

A cidade apresenta um certo pioneirismo no que diz respeito a comemorações ecológicas no território brasileiro, sendo que em 1902 iniciou-se a tradição da Festa das Árvores.

A monocultura açucareira ainda é a atividade que movimenta a economia da cidade, sendo que a maior parte de sua produção é destinada para a produção de etanol.

Em 1921 a primeira fábrica se instalou na cidade, a Nestlé que até os dias de hoje é uma das que mais investem no desenvolvimento socioeconômico da cidade. Apesar de não ser considerada um polo regional, uma vez que sua população é relativamente pequena, quando comparada com outros centros, em 1954 e 1955 a cidade passou por um pico enorme de expansão sendo considerada a cidade de maior progresso no Brasil.

Nos dias atuais, Araras está tentando se transformar em um polo de desenvolvimento industrial, com a prefeitura investindo no empreendedorismo e com benefícios fiscais. Sendo que figura como uma das três melhores cidades do Estado de São Paulo e a décima segunda em gestão fiscal.

Não é só na área de incentivos fiscais que Araras se destaca, a cidade também está investindo pesado na parte de infraestrutura de seu Distrito industrial para trazer cada vez mais indústrias para a cidade.

Investir em piso industrial

A pavimentação industrial, nos dias de hoje, é muito mais do que um atrativo estético para o piso da sua indústria, ele também se tornou uma maneira eficiente de economia e elevação dos seus lucros.

Devido ao crescimento do setor de construção civil, associado a uma melhoria da infraestrutura impulsionada pelo advento de novas tecnologias, o piso industrial já está se tornando uma forma clara de ganhos e aumento da sua produtividade.

Como toda a produção industrial está sobre os “ombros” do pavimento, nada mais justo do que se utilizar de um piso de qualidade que aumentará sua capacidade competitiva, diminuindo o custo com manutenção e gastos com limpeza e, é claro, quanto mais duradouro for o piso, menor será o gasto para trocá-lo com o tempo maior de utilização.

É importante ressaltar que o Brasil, nos últimos anos, alcançou um grau de desenvolvimento nesse setor que rivaliza com os maiores centros de tecnologia em pavimentação e dessa forma cada vez mais o sistema de implantação, qualidade, dos parâmetros, aspectos do planejamento e a própria gestão dos processos envolvidos são de excelência.

Veja também

Piso industrial e sua classificação

Apesar do alto nível tecnológico alcançado pelo Brasil, o desenvolvimento dos sistemas de construção de pisos industriais é, de certa forma, muito recente, sendo que teve seu início, como indústria de melhoria, há cerca de 20 anos. Anterior a esse período os critérios utilizados não apresentavam muita preocupação com os seus projetos, nem eram correlacionados os ganhos futuros de investimento em pisos de qualidade.

Para situar o leitor, é importante destacar que até o início da década de 1990, a prática utilizada para os sistemas de pavimentação era baseada dentro do critério da PCA – Portland Cement Association – significando que o sistema utilizado era os de concreto simples.

Essa forma de critério apresenta limitações graves, podendo citar, a impossibilidade da contribuição estrutural das bases aderidas e as variações térmicas sobre as placas de concreto utilizadas para compor o piso.

Outra coisa que era extremamente problemática quando falamos do passado da pavimentação industrial é que no Brasil não havia preocupação com a variabilidade dos materiais (tanto nas partes aderidas quanto das não aderidas), modelagem sobre quanto o material resistiria a fadiga e a atuação dos efeitos climáticos sobre o dimensionamento.

Conforme o mercado foi evoluindo, aconteceu a transição do uso tradicional do critério da PCA para critérios utilizados no mercado Europeu. Essa mudança se acentuou nos últimos 10 anos, e se mostrou uma mudança cada vez mais acertada, já que as tecnologias dos materiais e a evolução logística das obras vêm apresentando desenvolvimentos cada vez mais sensíveis. E se pensarmos em todas as mudanças baseada no mercado europeu, cuja a indústria é muito mais antiga que a brasileira, podemos considerar que os resultados também são cada vez melhores no sentido econômico e sustentável, uma vez que a tendência europeia é redução do uso da matéria prima através de busca por resultados mais satisfatórios.

Por que investir no piso industrial?

Tudo leva a crer que a evolução do pavimento industrial é um fenômeno que pode alavancar a economia de uma região, uma vez que se o industrial gastar menos tempo e dinheiro se preocupando com problemas que possam vir de pisos de péssima qualidade, ele terá mais tempo e dinheiro para investir em seu produto.

O mercado já está totalmente consolidado principalmente pelo investimento em novas tecnologias, processos, especificações e na execução, enfim todas as partes que compõem um projeto de pavimentação industrial de qualidade. O melhoramento da infraestrutura para garantir uma melhoria no lucro é a força motriz que garante que um empresário precisa enxergar com novos olhos, esse processo que está em pleno melhoramento.

Assim a busca de profissionais capacitados e que irão garantir a qualidade do piso que estão entregando é o processo inicial para um empresário que está visando a melhoria de sua empresa e de seus colaboradores.

Todos os dias novos elementos são apresentados, as pesquisas são constantes para poder entregar cada vez mais uma pavimentação de sucesso para aqueles que já perceberam o quanto o investimento é válido.

Definitivamente, o investimento em pavimentação industrial é uma forma eficiente de conseguir aquele benefício tanto esperado para que sua produção industrial aumente cada vez mais e, consequente a isso, os seus ganhos serão sensivelmente maiores.

Portanto, após tudo isso que for demonstrado, não está na hora de investir em um piso de qualidade para a sua empresa? A escolha correta de um piso industrial irá torná-lo cada vez mais competitivo e com ganhos cada vez mais expressivos.